IDIOMAS OU LÍNGUA DOS ANJOS?

Quando é demonstrado através de uma exposição honesta e simples que o dom PENTECOSTAL das Línguas Estranhas são de fato IDIOMAS de outras nações, o argumento de muitos irmãos pentecostais é o seguinte: “mas há DOIS DONS de línguas”, eles dizem haver o dom de idiomas em At 2 e outro, a Língua dos Anjos ou de línguas misteriosas e incompreensíveis em 1Co 14.

Em primeiro lugar, se o Dom de Línguas de 1Co 14 fosse diferente de At 2, teria de haver uma passagem que explicasse que existem dois dons de línguas, mas não há essa passagem.

Tanto em At 2 como 1Co 14 a palavra para LÍNGUA é Glossa/Glwssa
1) língua como membro do corpo, órgão da fala.
1a) idioma ou dialeto usado por um grupo particular de pessoas

Talvez a sua mente já venha aquela passagem de 1Co 13 “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, mas não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o prato que retine. 2 E mesmo que eu tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios, e tivesse todo o conhecimento, e mesmo que tivesse fé suficiente para mover montanhas, mas não tivesse amor, eu nada seria.”

Vejamos então o que diz 1Co 13“Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos”.

É uma expressão condicional, “AINDA QUE eu falasse…”, Paulo aqui está fazendo o uso de uma figura de linguagem, ele está usando uma HIPERBOLE, um exagero. No vs 1 ele diz “ainda que eu falasse a LÍNGUA DOS HOMENS”, é possível? Claro, em At 2 foi dado esse dom. No entanto, a língua dos anjos entra como hipérbole, algo impossível.

No vs 2 ele usa o mesmo argumento: “e ainda que tivesse o DOM DE PROFECIA…”, outro dom também possível, todavia, conhecer todos os mistérios e ter todo o conhecimento é o exagero da figura de linguagem.

Além do mais, o dom de línguas era um SINAL assim como os milagres que Jesus e os apóstolos operaram, estes podiam ser verificados empiricamente, já a tal língua dos anjos, não.

A bíblia relata, confirma e explica apenas UM DOM DE LÍNGUAS, o de idiomas em Atos capítulo 2.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Gostou do conteúdo? Compartilhe!